5 DE JULHO: UMA DATA LIBERTADORA

Deixe um comentário

5 de julho de 2017 por Lucas Rafael Chianello

No dia 5 de julho de 1811, a Venezuela se tornava o primeiro país da América do Sul livre do jugo da Coroa Espanhola, quando então proclamou a sua independência.

Na mesma data, em 1924, Luis Carlos Prestes lideraria, a partir de Santo Ângelo (RS), a Coluna Prestes, após arregimentar os tenentistas que se insurgiram em São Paulo contra a chamada República do Café com Leite.

Era o começo da biografia revolucionária do Cavaleiro da Esperança.

Finalmente, em 5 de julho de 1962, a Argélia obteve sua independência frente ao colonizador francês após mais de um século de invasão e ocupação do seu território.

O dia 5 de julho é, portanto, uma data em que diversos coincidências de fatores a colocam como de fundamental recordação na vida das revolucionárias e dos revolucionários!

Nas imagens acima, uma ilustração de assinatura da Ata da Independência da Venezuela. Imagem menor, à esquerda. Em seguida, à direita, os tenentistas da Coluna Prestes. Luis Carlos Prestes é o terceiro, sentado, da esquerda para a direita. A imagem maior, em preto e branco, é de argelinos na reivindicação da independência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: