A ESSÊNCIA DO PRIMEIRO DE MAIO

Deixe um comentário

1 de maio de 2017 por Lucas Rafael Chianello

Por Mara Aline Oliveira, trabalhadora brasileira.

Inicialmente publicado no Jornal da Mantiqueira.

“O 1º de Maio é, em sua essência, um dia combativo, de luta. É o dia do ano que carrega em seu bojo sangue, conquistas, mortes e a face oprimida da principal peça da estrutura social e econômica, o trabalhador.

Inicialmente, é necessário nos atentarmos que o 1º de Maio não é o dia do trabalho, mas sim, do trabalhador, ou seja, é o dia de honrar todas as batalhas e conquistas de garantias trabalhistas que ocorreram e ainda ocorrerão em todo o mundo.

Não se trata de um feriado nacional, se trata de um dia de crítica e reflexão sobre quais caminhos nos levaram a condições mais favoráveis no ambiente laboral e todas as perdas humanas contabilizadas nessa jornada. Em resumo, é dia de vislumbrar que nenhum direito sobreveio ao trabalhador sem opressão, repressão, dor, autoritarismo, abusos e violências, das mais veladas às escancaradas.

Assim, o dia do trabalhador ficará perpetuamente marcado pelo último discurso de August Spies, um dos líderes operários do protesto de Chicago, ao ser executado: “Esse mundo em que poderosos pisam nos trabalhadores e lhes dizem que esta é a ordem correta das coisas, vai desabar e nascerá uma sociedade de liberdade e cada um colaborará voluntariamente por uma vida melhor”. Essa é a essência desse dia de luta em nosso calendário.

Por fim, é notório o peso das lutas trabalhistas em nossa desequilibrada balança social. Aqui, é cruel dizer que diante de todas as conquistas destacadas, o 1º de Maio de 2017 reavivará a força de batalhas de outrora, vez que, nunca se vislumbrou tantos retrocessos no campo dos direitos sociais e principalmente trabalhistas. Tal data, ressuscitará a chama da luta trabalhista, a qual é generosa, ampla e não discriminatória, vez que engloba em si, o combate à diversas opressões, desde o trabalho infantil aos direitos da mulher. Em suma, a tábua de salvação para o desmonte do Estado social democrático brasileiro é resgatar a essência de luta do 1º de Maio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: