NOTA DE SOLIDARIEDADE

Deixe um comentário

21 de março de 2017 por Lucas Rafael Chianello

Agora pela manhã deste 21 de março de 2017, o editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, foi conduzido coercitivamente desde sua residência até a Superintendência da Polícia Federal situada no bairro da Lapa, em São Paulo (SP), para prestar depoimento sobre o vazamento da tentativa de condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em março do ano passado.

Após algumas horas de apreensão por todos aqueles que acompanham suas atividades, Eduardo Guimarães concedeu uma entrevista de oito minutos aos Jornalistas Livres, oportunidade em que explicou os acontecimentos.

A condução coercitiva de Eduardo Guimarães é ilegal, pois como já havia acontecido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nenhum momento o editor do Blog da Cidadania recusou-se a prestar depoimento, o que a impossibilita.

Além disso, tal medida arbitrária é manifestamente um atentado à liberdade de imprensa eletrônica, haja vista que a rede mundial de computadores nos dispõe ferramentas que permitem praticar jornalismo de forma alternativa, independentemente da visão editorial, bem como não há, no Brasil, exigência legal de diploma de ensino superior para o exercício da profissão de jornalista.

Por fim, resta demonstrado que os métodos ortodoxos empregados pelo juiz Sérgio Moro na chamada Operação Lava Jato são constrangedores ao direito, pois impedem os cidadãos de cooperarem com o Poder Judiciário e os trata com presunção de delito, quando em qualquer sociedade livre temos o direito de sermos tratados com presunção de inocência.

A ala da Polícia Federal submetida aos mandados do titular da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba é, hoje, uma espécie de Gestapo tupiniquim.

Ao Eduardo Guimarães e sua família, a solidariedade deste Blog Chianéllico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: