POR QUE BERNIE SANDERS?

Deixe um comentário

22 de fevereiro de 2016 por Lucas Rafael Chianello

Inicialmente publicado no Jornal da Cidade

Via de regra, os Estados Unidos sempre se afastaram da interferência do Estado na economia, até um dia socorrerem a General Motors mediante um pedido de concordata, na qual injetaram US$ 49 bi de dólares e se tornaram controladores de 60% de suas ações.

A GM pediu concordata com o estouro da crise de 2009, a mais grave do capitalismo financeiro desde a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, o que levou diversos cidadãos estadunidenses a deflagrarem o movimento Occupy Wall Street com o lema de que eram os outros 99% mais pobres em relação ao 1% dos endinheirados. Wall Street é uma rua de Manhattan onde se situa a bolsa de valores de Nova Iorque.

Eis que na maior potência bélica e econômica da história, as eleições presidenciais de 2016 vê o senador pelo Estado de Vermont, presidenciável pelo Partido Democrata, declarar guerra a Wall Street e promover sua campanha através de contribuições dos cidadãos comuns. No debate das prévias no Estado do Iowa, Bernie Sanders foi bem claro a Hillary Clinton, sua adversária: “Você representa os interesses de Wall Street porque recebe contribuições deles para a sua campanha. Eu irei regulamentar Wall Street.”

Ao centro, o senador por Vermont discursa para cidadãos estadunidenses. Créditos: @BernieSanders.

Ao centro, o senador por Vermont discursa para cidadãos estadunidenses. Créditos: @BernieSanders.

Bernie Sanders se auto intitula um socialista democrático. Em 1979, à beira da desregulamentação econômica promovida por Ronald Reagan, Bernie dizia que não era um soldado do capitalismo, mas um revolucionário proletário. É muitíssimo identificado com Eugene Debs, líder socialista nos EUA entre o final do século XIX e o início do século XX, de quem tem um quadro em seu gabinete, que o acompanha desde os tempos da República Popular de Burlington, onde foi prefeito.

Em seus discursos, Bernie tem sido enfático na defesa de sistemas públicos de saúde e educação inspirados nos modelos dos países escandinavos, que quase sempre revezam entre si na colocação de maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

Os prósperos EUA que conhecemos dos enlatados da década de 1990 não existem mais, se é que existiram um dia. O país convive hoje com uma crise social na qual muitos perderam suas casas para morarem em espécie de lotes de barracas, enquanto uma crise dos direitos civis é causada por um racismo policial que já assassinou diversos afrodescendentes. Com um discurso político revigorado até demais para os padrões estadunidenses, Bernie é, disparado, maioria dentre os jovens. Além dos próprios afrodescendentes, tem recebido o apoio de lideranças feministas e de artistas, como por exemplo os músicos da banda Red Hot Chili Peppers.

É claro que Bernie não transformará os EUA num país socialista propriamente dito, como Cuba, por exemplo, mas com certeza representa uma frente de avanço civilizatório em contraposição a todo o regresso de valores humanos promovidos pelos EUA e suas “guerras preventivas” ao redor do mundo.

Após empatar tecnicamente com Hillary no Iowa e ganhar com considerável margem no New Hampshire, pesquisas do instituto Real Clear Politics já o indicam como o democrata mais apto a vencer os republicanos nas eleições, que ocorrerão em novembro. O caminho é tortuoso e longo, ainda mais na política, onde tudo pode acontecer. Inclusive uma vitória de Bernie, com uma plataforma de conquistas de direitos sociais pela classe trabalhadora. Pânico nas fileiras reacionárias, que em pouco tempo não mais poderá nos mandar apenas para Cuba ou para a Coreia do Norte.
– – –

Para saber mais sobre a corrida de Bernie Sanders à Casa Branca:

PESQUISAS APONTAM QUE BERNIE VENCERIA QUALQUER CANDIDATO REPUBLICANO
AINDA NÃO ACREDITA EM BERNIE SANDERS?
BERNIE SANDERS E A CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA NOS EUA
UM SOCIALISTA DISPUTA A CASA BRANCA
FLEA: WHY I SUPPORT BERNIE SANDERS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: