A FELICITAÇÃO DE FIDEL A TSIPRAS

Deixe um comentário

8 de julho de 2015 por Lucas Rafael Chianello

O Blog Chianéllico oferece aos seus leitores, a seguir, a tradução da carta aberta divulgada pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, ao primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, por ocasião do referendo ocorrido no último domingo, no qual a proposta do governo grego de não aceitar as chantagens da troika venceu por 61 a 39 por cento dos votos válidos.

Uma vitória retumbante como essa não poderia ser tão bem qualificada por alguém da grandeza da Fidel Castro, que assim se manifestou:

“Excelentíssimo Senhor Alexis Tsipras Primeiro-Ministro da Grécia

Créditos: Portal Vemelho.

Créditos: Portal Vemelho.

Felicito-o calorosamente pela sua brilhante vitória política, cujos detalhes segui de perto pela Telesul.

A Grécia é muito familiar entre os cubanos. Ela nos ensinou arte, filosofia e ciências da antiguidade quando estudávamos na escola e com elas, a mais completa atividade de todas as atividades humanas: a arte e a ciência da política.

Seu país, especialmente sua valentia na atual conjuntura, desperta admiração nos povos latino-americanos e caribenhos deste hemisfério ao ver como a Grécia, ante agressões externas, defende sua identidade e sua cultura. Tampouco esquecem que um ano depois do ataque de Hitler à Polônia, Mussolini ordenou suas tropas invadirem a Grécia, e esse valente país rechaçou a agressão e fez os invasores retrocederem, o que provocou o deslocamento de unidades blindadas alemãs à Grécia, as quais desviaram-se do objetivo inicial.

Cuba reconhece o valor e capacidade combativa das tropas russas, que unidas às forças de seu poderoso aliado, a República Popular da China, e outras nações da Ásia e do Oriente Médio, trataram sempre de evitar a guerra, mas jamais permitiram uma agressão militar sem resposta contundente e devastadora.

Na atual situação política do planeta, quando a paz e a sobrevivência de nossa espécie estão por um fio, cada decisão, mais do que nunca, deve ser cuidadosamente elaborada e aplicada, de modo que nada possa por em dúvida a honestidade e a seriedade com que muitos dos dirigentes mais responsáveis e sérios lutam hoje para enfrentar as calamidades que ameaçam o mundo.

Te desejamos, estimadíssimo companheiro Alexis Tsipras, o maior dos êxitos.

Fraternalmente,

Fidel Castro Ruz”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: