THINKING FOOTBALL FILM FESTIVAL

Deixe um comentário

9 de fevereiro de 2015 por Lucas Rafael Chianello

O Athletic Club de Bilbao, por meio da Fundazioa – Fundação Athletic Club -, promoverá a partir de hoje o Thinking Football Film Festival, que até o dia 14 de fevereiro exibirá gratuitamente na Sala BBK filmes sobre episódios de resistência e luta social no futebol.

O festival começará com a exibição da segunda série do documentário Os Rebeldes do Futebol, apresentado pelo ex-jogador francês Eric Cantona.

Se na primeira série tivemos, dentre outros, a abordagem sobre a atuação de Sócrates na articulação da democracia corintiana e da redemocratização do Brasil, nessa segunda série o futebol brasileiro foi contemplado com a história do ex-centroavante Afonsinho, campeão da Taça Brasil de 1968 pelo Botafogo e atualmente colunista da revista Carta Capital.

Afonsinho foi o primeiro atleta do futebol brasileiro a obter o passe livre, quando conseguiu romper seu vínculo com o Botafogo sem que outro clube o contratasse, o que na época não era permitido.

E se na primeira série de Os Rebeldes do Futebol Sócrates foi um dos documentados, o Thinking Football Film Festival exibirá Democracia em Preto e Branco, documentário sobre a democracia corintiana, do diretor Pedro Asbeg.

Nesta semana que se inicia, Bilbao, sede da resistência basca nos gramados através do Athletic Club, é também a capital do cinema político-futebolístico.

Thinking Footbal Film Festival

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: