QUANDO A “NOVA POLÍTICA” SE REVELA APENAS UM RÓTULO

Deixe um comentário

15 de agosto de 2014 por Lucas Rafael Chianello

Por Luis Carlos

1) Nem bem passou o trauma, logo reaparecem os traços de “regressividade” da política brasileira. O filho, de 20 anos, já anuncia que “vai entrar para a política”. E isso se torna tão “natural” para os que advogam mudanças, para os que viam em Eduardo Campos um sinal de profunda “renovação”.

2) Sem passagem, nem sequer pelo movimento estudantil, por lutas da juventude, sem estofo intelectual, o jovem já fura a fila e anuncia que vai lutar pelas ideias do pai. Quais? Não importa. O bordão será esse: as ideias do pai. Porque não as do bisavô, tão bem disfarçadas pelo neto? O que ele tem a dizer sobre a lei da anistia, sobre o ensino público e gratuito, sobre a violência que se abate sobre a juventude, principalmente, sobre a juventude negra? Sobre o lucro financeiro? Sobre o latifúndio? Nada. Basta o sobrenome e a memória da tragédia.

3) O moleque tem todo o direito de construir carreira política. Mas, seu ato de “renovação” será, se o conseguir, a reiteração de um dos traços mais regressivos da politicidade: a “transmissão” de poderes políticos, por laços de consanguinidade.

4) E o que é pior: terá como alavancagem a própria tragédia que ocorreu com o pai. Aécio teve o mesmo aporte: no rastro a agonia do avô em 1985, teve – em 86 – 200 mil votos para federal. Quatro anos mais tarde, “sozinho” no mundo, e com a distância da doença do avô ele teve 40 mil votos.

5) Interessante é que os que querem “mudanças” passem por essas “transmissões” de poder, como se não existissem, ou mesmo como se não fossem importantes!

É a vida que segue!
– – –

Para saber mais sobre o debate da sucessão a Eduardo Campos:

PSB NÃO PODE SER TRATADO COMO ASSUNTO FAMILIAR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: