HÁ 30 ANOS, SENNA ESTREAVA

Deixe um comentário

26 de março de 2014 por Lucas Rafael Chianello

Ontem, há 30 anos, Senna estreava na F-1. Muitos se referem a corrida de Mônaco como o cartão de visitas dele, o que é realmente incontroverso. Porém, creio que se a prova terminasse sem interrupção, o vencedor seria o alemão Stefan Beloff, da Tyrrell. Morto numa prova de turismo em Spa no ano seguinte, após um acidente com Jack Ickx, muitos diziam que ele sim seria o primeiro grande campeão da história da F-1 vindo de terras germânicas.

Fato é que Senna também deu show em Mônaco e fez uma ótima temporada de estreia por um time médio, a Toleman. Além do segundo lugar em Mônaco, foram dois sextos lugares nos GPs da África do Sul e da Bélgica (na época somente os seis primeiros pontuavam) e dois significativos pódios em Brands Hatch (Inglaterra) e em Portugal, no circuito de Estoril, palco de sua primeira vitória. Resultados que falam por si.

Senna já foi o melhor piloto das listas que elaborei. Hoje não é mais, o que não muda nada. Quem sentou no cockpit e foi extraordinário em todos os momentos em que pilotou um carro de F-1 foi ele. Senna deixou de ser o primeiro em todas as minhas listas porque passei a reconhecer que grandes nomes da F-1 como Schumacher, Prost, Fangio e o próprio Piquet foram tão gênios quanto ele e obtiveram seus lugares no hall da fama.

Modéstia à parte, Senna deixou de figurar como o maior de minhas listas porque deixei de reconhecê-lo como o Macunaíma das pistas para reconhecê-lo por aquilo que ele realmente foi: um dos mestres daquilo que melhor sabia fazer. Senna foi um piloto de corridas, nada mais. E a história que o colocou como um dos maiores de todos os tempos começou a ser escrita há exatos 30 anos. Os fãs do automobilismo agradecem.

Em Jacarepaguá, na primeira etapa do Mundial de F-1 em 1984, Senna estreava.

Em Jacarepaguá, na primeira etapa do Mundial de F-1 de 1984, Senna estreava.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: