ORIGENS GEOGRÁFICAS, SANGUÍNEAS E POLÍTICAS

Deixe um comentário

19 de janeiro de 2014 por Lucas Rafael Chianello

Na qualidade de descente de italianos, tenho minha origem na cidade litorânea de Paola, no sul do país, situada na região da Calábria. Se um dia puder, queria levar meu avô para lá.

Numa certa manhã poçoscaldense fria e ensolarada, liguei o computador no trabalho e, curioso, fui ver pelo Google Earth como é a cidade de meus antepassados. Percebi logo de cara a localização no litoral e salvo engano há uma serra que avizinha a cidade. Ou está na própria cidade.

E lá fui eu flanar por Paola através dos recursos disponíveis no Google Earth. Clica aqui, clica ali, clica aqui de novo e descubro que pelo menos em Paola rua é o equivalente a via. Ali estava, em alguma região da cidade dos meus antepassados, a via Antonio Gramsci, em homenagem a um dos maiores teóricos marxistas do século XX. Para muitos, o maior.

Para mim, um momento de êxtase e agradável surpresa. Numa só rua concentradas as minhas origens, tanto familiares quanto de parte da linha política que embasa meus posicionamentos. Agora é criar vergonha e ler, na íntegra, o que os Cadernos do Cárcere tem a nos ensinar.

E antes que eu seja injusto, uma homenagem de coração. Agradeço a minha prima Valéria Serpa Vieira Leite pelas fotos. Ela esteve por lá e quando eu soube, pedi para que me enviasse imagens deste lugar único. Gentilmente tirou uns minutinhos de seu merecido prazer e descanso para me presentear com as imagens desta postagem.

Já é, a Valéria, colaboradora do Blog Chianéllico. Grazie!

A seguir, imagens da Via Antonio Gramsci, em Paola. Destaque, na primeira foto, para a simpática Fiorino estacionada do lado direito da via, a frente de, ao que parece, um não menos simpático Cinquecento.

Gramsci Paola 1

Gramsci Paola 2

Gramsci Paola 3

Gramsci Paola 4

Deixe um comentário

