COMUNICADO DO GOVERNO VENEZUELANO SOBRE A REVOLUÇÃO CUBANA

Deixe um comentário

2 de janeiro de 2014 por Lucas Rafael Chianello

Tradução livre para o português do comunicado da República Bolivariana da Venezuela sobre o 55º aniversário da Revolução Cubana.

SAUDAÇÃO AO POVO IRMÃO DE CUBA NO ANIVERSÁRIO 55 DA REVOLUÇÃO CUBANA

O Governo Revolucionário e o povo da República Bolivariana da Venezuela saúdam ao povo irmão de Cuba, por celebrar neste 1º de janeiro o 55º aniversário da vitória do Exército Rebelde comandado por Fidel Castro, feito que selou o triunfo da Revolução ao por fim a cruel ditadura de Fulgêncio Batista, fez real a postergada independência de Cuba e marcou o futuro do caminho dos povos de Nossa América e do mundo.

Há 55 anos Cuba revolucionária e socialista tem desdobrado sua solidariedade sem limites com os povos da Terra, e é por isso que todos os homens e mulheres de bem de Cuba e do resto do mundo defendem a Pátria Cubana, a Revolução, e o socialismo, que é garantia de dignidade, saúde, cultura, educação e soberania para o povo cubano e para os povos do mundo.

Hoje sabemos, pois a experiência história tem ensinado que a solidariedade é o caminho à verdadeira união e somente unidos seremos realmente livres. E foi essa coincidência de unidade revolucionária que se gestou no encontro entre Hugo Chávez e Fidel Castro e a consequente geminação entre os líderes e seus povos, inaugurando uma nova época de ofensiva revolucionária no nosso continente que tem dado suporte à política de integração solidária que hoje protagonizam os povos de Nossa América.

Assim, no final do mês de janeiro acontecerá em Havana a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos (CELAC) e no próximo 14 de dezembro de 2014 fará dez anos da assinatura do convênio consultivo da Aliança Bolivariana para os povos de Nossa América (ALBA), protagonizada por dois gigantes de nossa época: Hugo Chávez e Fidel Castro.

Ambos, CELAC e ALBA, são instrumentos históricos inspirados nos projetos de Bolívar, Martí e demais Libertadores de Nossa América, que tem se constituído em poderosos motores dos processos de integração regional vigentes e referências primordiais na luta pelo equilíbrio do universo, pela paz, pela sobrevivência da espécie humana e pela esperança.

A 55 anos do triunfo da Revolução Cubana seguiremos marchando fechados com o povo de Fidel e Martí, junto aos irmãos de Nossa América, para construir a maior soma de felicidade social na Pátria Grande Unida e Soberana.

Viva o primeiro de janeiro de 1959! Viva o heroico povo cubano!
Honra e glória ao Exército Rebelde!
Com Fidel e Chávez.
Com Martí e Bolívar:
Independência e Pátria Socialista!
Viveremos e venceremos!

Caracas, 1º de janeiro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: