SUGESTÃO DE LEITURA

Deixe um comentário

17 de agosto de 2013 por Lucas Rafael Chianello

Fiquei sabendo da nova capa da IstoÉ sobre o “trensalão”. Aliás, o melhor comentário sobre o assunto, até agora, foi do José Simão: o Alckmin processar a Siemens pela formação de cartel é como o Maluf processar as empreiteiras que o enriqueceram.

Marilena Chauí, destaque da edição 182 da Revista Cult.

Marilena Chauí, destaque da edição 182 da Revista Cult.

Cheguei na banca e não tinha a IstoÉ, que só chega amanhã. Comprei a edição nº 182 da Cult que tinha a Marilena Chauí na capa. A entrevista, que pode ser lida numa “sentada”, é a mais-que-perfeita análise de conjuntura dos fatos recentes.

Considero, inclusive, que Marilena Chauí é a primeira pensadora a ler, com apuração, a relação do homem com a tecnologia eletrônica. A seguir, valioso trecho:

“Sem mediação. Essa relação mágica com a realidade está diretamente relacionada com um elemento poderosíssimo da sociedade de consumo e muito usado pelos meios de comunicação: a satisfação imediata do desejo. É uma das raízes da violência, porque anula a mediação, quando na verdade, o desejo precisa de mediação. No âmbito das manifestações, isso se expressa pela recusa da mediação política. Por que falo em pensamento mágico? Porque o fato de que houve uma longa e difícil negociação em torno da tarifa passa despercebido; é como se o resultado tivesse sido imediato, um passe de mágica. Ora, quando se tira a mediação institucional, o que se pede é a ditadura.”

Aos que se derem o prazer de comprar a edição nº 182 da Cult, ótima leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: