MACHUCA E AS ARENAS

Deixe um comentário

15 de agosto de 2013 por Lucas Rafael Chianello

Tem um filme chileno, baseado em fatos reais, que se chama Machuca (não conseguimos incorporar na postagem. Clica e assista na íntegra, via youtube, legendado). Ele conta a história da amizade entre dois meninos, um rico e um pobre, que se conhecem na escola do menino rico.

O pobre foi estudar na escola do rico em razão das políticas sociais do governo de Salvador Allende. Com o golpe de Pinochet, há uma cena que muito me marca negativamente: um homem, se não me engano um milico golpista, entra na sala e diz que quem não puder pagar pelos seus estudos, não poderá continuar frequentando a escola.

Mas tem uma outra cena, mais ainda comovente. O exército golpista vai na favela onde mora o menino pobre e expulsa todos os moradores dos seus barracos. O menino rico, presente no local, vendo aquilo tudo, é o próximo a tomar porrada do milico quando entoa o argumento que lhe resta: “eu não sou daqui, veja como estou vestido”. Saiu ileso.

A história é real e foi dramatizada.

Agora, acabo de ler uma matéria no diário esportivo Lance da qual consta que, segundo o diário, o consultor Amir Somoggi critica uma medida tomada pela diretoria do mais perdido que barco à deriva São Paulo Futebol Clube, que já amarga a maior crise de sua história: “Quando o preço cai muito, o nível do torcedor que vai ao estádio é muito pior.  Inclusive, atrai um perfil de público que devemos abolir dos estádios, que é uma bandidagem.”

Caso eu não possa advogar em causa própria, que eu contrate um bom advogado para me defender nos tribunais, pois já paguei R$ 2,50 para ir ver a Caldense uma vez no Ronaldão. Ou vá ao estádio de terno e gravata.

Deixe um comentário

