FIDEL CASTRO, 87. RENÉ, 57

1

13 de agosto de 2013 por Lucas Rafael Chianello

Este Blog Chianéllico aborda os mais variados assuntos. Cinema, política, esportes, música, literatura, etc. Mas claro que nossos carros chefes são a política e os esportes. Por isso a ilustração editada, na página inicial do Blog Chianéllico, de Fidel Castro e uma corrida de carros na União Soviética.

13/08/2013: 87 anos de um imortal.

13/08/2013: 87 anos de um imortal.

E hoje Fidel Castro comemora seus 87 anos. Pela primeira vez o Blog Chianéllico comenta o aniversário do Comandante. Volto um pouco no tempo para recordar de quando Fidel comemorava os 80. Não vou aqui colar imagens ou links da época, mas lembro que a máxima dos cubanos, ao desejar vida longa, era algo como “80 años más” (mais 80 anos).

Há sete anos especulava-se o que seria do grande líder da Revolução Cubana. Não me recordo se foi um pouco antes ou depois que ele passou por uma intervenção cirúrgica que deixou muitos apreensivos. Chegou a sofrer uma hemorragia intestinal. Tempos depois, admitiu que esteve à beira da morte.

Morte é uma palavra inexistente na vida deste irreparável revolucionário. O legado deixado pela revolução liderada por ele, principalmente no que se refere a saúde e educação, demonstram o quanto se lutou em Cuba pela defesa da vida desde o ano novo de 1959. Revolução esta que mexeu negativamente no brio de alguns que se dispõem ficar ao lado do terrorismo e da submissão ao império.

De modo a impedir a ação destas pessoas, Ramón Labañino, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero e Fernando González cumprem penas draconianas nos Estados Unidos porque monitoravam a ações de grupos terroristas que até hoje planejam atentados em Cuba. Há um quinto integrante, René González, o primeiro de todos a não cumprir pena em prisão.

René, lutador das fileiras que defendem a vida.

René, lutador das fileiras que defendem a vida.

Num primeiro momento, René teria de cumprir três anos de liberdade supervisionada nos EUA. Porém, a juíza Joan Leonard, do Distrito Sul da Flórida, alterou as condições e René poderá permanecer em Cuba.

Assim como 26 de Julho e 1º de Janeiro, o dia 13 de Agosto é uma data especial em Cuba, na qual se celebra o nascimento de grandes seres humanos que se entregaram de corpo e alma revolucionária na luta pela vida.

Feliz cumpleaños!

Anúncios

Um pensamento sobre “FIDEL CASTRO, 87. RENÉ, 57

  1. Lilian Vaz disse:

    Luchar contra lo imposible y vencer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: