SIM, É VERDADE

Deixe um comentário

9 de março de 2013 por Lucas Rafael Chianello

Sim, Demetrius, é verdade. As pessoas ainda são muito despolitizadas e confundem golpe de Estado com insurreição, sem saber o que é cada um. Ele não tentou um golpe de Estado frustrado contra o Presidente de então, mas sim uma insurreição, com apoio popular e liderando a tradição bolivariana do exército de seu país, contra um governo corrupto que colocava sua população em situação de petição de miséria.

Sim, Demetrius, é verdade. Essa inssureição, na qual ele se rendeu e foi preso, fez com que sua popularidade aumentasse e quando ele concorreu as eleições, venceu.

Sim, Demetrius, é verdade. Depois que ele foi eleito Presidente, nasceu um novo país a partir de uma nova Constituição referendada pelo povo.

Sim, Demetrius, é verdade. Depois que ele foi eleito pelo povo, passou a executar políticas sociais, em grande parte fomentadas pelas divisas do petróleo e a oposição, aliada aos EUA, não gostou nem um pouco.

Sim, Demetrius, é verdade. Enquanto ele se aproximava de Cuba e falava em integração latino americana, os EUA financiavam a mídia tradicional e a oposição porque não havia mais no país dele um governo fantoche que servia aos interesses ianques.

Sim, Demetrius, é verdade. Em 2002 sim tentou-se um golpe de Estado. As principais instituições públicas foram destituídas, o parlamento dissolvido e colocaram a polícia na rua para descer o cacete nos seus seguidores. Mas também é verdade, Demetrius, que o golpe fracassou e quando ele voltou, o povo estava concentrado nas grades do Palácio de Miraflores pedindo incessantemente a sua volta. “Voltó! Voltó, voltó, voltó… voltó! Voltó!” era o que se ouvia quando um helicóptero o trazia de volta ao povo que o elegeu.

Sim, Demetrius, é verdade. Este político que teve fama midiática de autoritário esteve no poder durante 14 anos vencendo eleições e referendos constitucionais. Quando perdeu um referendo, em 2007, aceitou a derrota.

Sim, Demetrius, é verdade. Em 2004, seu país passou por uma crise interna devido a um lock out (nome que se dá a greve dos patrões) e seu mandato foi submetido a um referendo. Ele venceu o referendo e continuou na presidência do país.

Sim, Demetrius, é verdade. As centenas de milhares de casas construídas pelo seu governo, para suprir o déficit habitacional, fez com que a construção civil do país se tornasse uma Torre de Babel: engenheiros russos, chineses, iranianos e de diversos  outros países empenhados nessa empreitada.

Sim, Demetrius, é verdade. Se alguém me perguntasse qual meu político predileto, o escolheria por uma única da razão: é o homem do meu tempo que, baseado nas lições de Marx, da Teologia da Libertação e de Bolívar, empenhou a criatividade necessária para que falássemos em socialismo do século XXI.

Sim, Demetrius, é verdade. Mesmo com as imperfeições a serem corrigidas, a Venezuela hoje é a terceira economia e o país menos desigual da América do Sul.

Sim, Demetrius, é verdade. Até a vitória de um atleta da modalidade desportiva que seu primo mais gosta, a de Pastor Maldonado no GP da Espanha do ano passado, em alguma parte se deve a ele.

Sim, Demetrius, é verdade. A grande inspiração e referência deste teu insignificante sonhador primo socialista, morreu no último dia 5 de março de 2013.

Hugo Chávez

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: