TINA NA SUÍÇA

1

27 de janeiro de 2013 por Lucas Rafael Chianello

Vivendo na Suíça desde 1995, aos 73 anos a cantora estadunidense Tina Turner  anuncia que irá se naturalizar. Até aí nada demais, mas vamos analisar algumas coisinhas, pois esse papo de imigração e naturalização é intrigante.

Dizem que na Suíça não se paga imposto. Mesmo assim, nem por isso muitos artistas deixaram os EUA para irem pra lá. A Tina foi, ficou e nunca mais voltou.

Pra quem não sabe, a Suíça foi o mesmo destino da blogueira Yoani Sánchez, opositora das conquistas revolucionárias cubanas. Ela foi, conheceu o capitalismo e decidiu voltar. Suas liberdades são tão tolhidas, mas tão tolhidas, que ela faz oposição ao regime de dentro do país utilizando internet mais rápida que a disponibilizada para o Estado cubano, sem contar que seu blog pode ser acessado em 18 línguas diferentes.

Se você chega nos EUA como imigrante ilegal de qualquer país do mundo, você é deportado. Se chega vindo de Cuba, recebe dinheiro do governo estadunidense para ficar no país. Cuba é tão ruim, mas tão ruim, que a Yoani foi pra Suíça e voltou. Os EUA são tão bons, mas tão bons, que a Tina Turner foi pra Suíça, nunca mais voltou e se naturalizou.

Anúncios

Um pensamento sobre “TINA NA SUÍÇA

  1. Hudson Luiz disse:

    Muito boa essa Chianello… e vamos lembrar que a Suíça foi também o destino de Charles Chaplin, que preferiu morar lá do que ser preso e quem sabe condenando a cadeira elétrica nos EE.UU.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: